15 de out. de 2008

Fazer a sua parte X fazer tudo que se possa!

Pobreza é uma palavra tão ampla no meu idioma, e me faz pensar em primeiro lugar naqueles que andam com o espírito maltrapilho. não tem nem para dar, nem para vender.
Depois lembro que são esses os que sustentam a outra pobreza, aquela mais evidente: a que se nota na cara, que está suja, que está fraca. marcada por coisas que estão ausentes, que fazem falta. Essa é a melhor amiga da Caridade. e a Caridade vem como maquilagem pra cara do que tem espírito maltrapilho.
Passo pelo espelho esta semana: ui, preciso de uma melhordadinha: vou fazer uma boa ação.
Isso, boiando pela superfície do assunto.
Imagina o mergulho profundo. Passa pela geografia da Fome de Josué de Castro, pelas fotos do time so Sebastião Salgado, pelo homem caranguejo do Chico Science... Pelo menino de rua q te pede a moeda na sinal de trânsito, pelos teus ex vizinho do condomínio classe média baixa do passado, pela educação pública e sua história infame, pela solidão dos que são amontoados em cadeias, passa pela branqueamento da farinha, do açúcar e da sociedade como um todo-preconceituosa, passa por tudo isso, e pode viajar todo o mundo em um discurso, mas chega sempre ao mesmo lugar de onde saiu, em ti. em mim.
a pobreza é o problema mais fiel a humanidade, como o clássico melhor amigo do homem, sempre disposta a nos ensinar algo. sempre possível de encontrar em qualquer ambiente. e sempre aberta, no seu saco de gatos, pra acolher outros crimes humanitários com falta de classificação.
A Pobreza também é o 1o problema que um vivente energético, que decido mudar o mundo, tem que enfrentar.
a Pobreza é pano pra manga, pra passar todo uma vida fingindo que se está tentando ajudar.
a Pobreza é a prova de que existe uma coisa muito errada sobre como nos organizamos como sociedade, e que humano é um conceito que necessita urgente ser revalorado.
a pobreza foi a 1a coisa que me doeu as vistas, quando comecei a caminhar de mãos dadas com a minha mãe na rua, e lhe perguntando sobre o mundo, não pude acreditar nas resposta que recebi: ah, então as pessoas são assim?? deixam que outros estejam mal,e seguem seu caminho pela calçada?? Aí já sabia que não queria ser gente. porque ser gente era demasiado estranho para mim.
Não adianta tentar fugir, disse mamãe.
e eu entendi.
Viaje para teu interior, disse Leon Octávio, antes de escapar-te para o exterior.
De uma forma ou de outra, quando discuto com as pessoas sobre a realidade do mundo
e me dissem que foi sempre assim, suspeito que estão tentando fugir. "sempre uns tiveram mais que outros, em tooooda a história do ser humano."
e por acaso (SE isso fosse verdade) o que foi sempre igual assegura ter em si a melhor forma de ser? eu hein!
já escutei cada coisa.
Não vai ser individualismo, consumismo, nem humanismo que vai me convencer de que as coisas são como são.
eu quero as coisas como devem ser. por que não?
SOU MUITO EXIGENTE?

então tenta me responder: existe difenrença entre fazer a sua parte e fazer tudo que se possa fazer para mudar as coisas como são??
diz aí!

Nenhum comentário: