28 de jul. de 2008

Jah ontém foi o dia dele... e pq nao meu também? :)

jah conto...

algumas horas depois...
a internet não é muito fácil por aqui.
o que contar?
faz dias que estou em Popayan...
mas depois conto da cidade branca... e mostro fotos
agora queria contar dessa cidade, ou melhor, pueblo...

eu cheguei ai, botando os bofes pra fora, pela altura, pelas curvas e poeira na estrada... e nem sabia direito onde íamos, só que era um acampamento de jovens desse projeto maravilhoso
Mas quando cheguei lá valeu cada alvéolo colabado...
Altamira
tem nome auto-explicativo.
Onde tá meu dedinho é a Cordilheira Ocidental, atrás dela está o famoso Pacífico, que agora entendo que ainda não terei chance de conhece-lo pois os ventos estão sobrando rumo ao Sul...

e eu sentei muitos minuto aí, em especial no domingo dia 27 de julho, q dessa vez era o dia dele, do pai, véio e querido, cumplindo 52 anos.
e eu querendo q ele visse, as coisas como eu vejo, nem que fosse por um segundo, por um momento ou por uma fotografia.
essas montanhas ai q, nesta foto não tem muita profundidade de foco, são como um Mar, para quem sempre viveu no interior do continente.
São cheias de pequenas ondas, que não se movem, pero estão aí na tua frente, com sabor de movimento, com cor de américa latina, de mata fresca, forte, teimosa.
e eu olhava e olhava e olhava.
e pensava no que escreveria para ti, pai.
queria q saísse algo bonito, e ali, de frente a tudo aquilo, saía.
me impressionava o fluxo de palavras cheias de significados.
mas cada dia é um dia, e hoje nao me vejo sendo capaz de reproduzir aquele momento.
a única coisa que não posso deixar de dizer, é esta sensação, que achei que fosse maluquice só minha, mas hoje descobri que nao é só minha. é do Seu Oscar também...

ao olhar e pensar: que era aquilo tudo? onde é que eu tava? quem afinal era eu??

tudo isso e mais vinha e volava e volava,
mas o q mais me impactava era a idéia q se repitia:
esse lugar passa a existir agora!
eu tinha certeza de que ele, com o meu olhar, com a minha presença, passava a existir.
sim, a Colômbia existe.
Esse jovens incríveis existem, o Maciço Colombiano existe,
Altamira, seja bem vinda, existes.

e pensava, mas como é que eu em sã consciência sou capaz de pensar algo tão egocêntrico.
como é q esses lugares vão passar a existir somente porque eu passei a conhecê-los??
que coisa mais absurda, pra não dizer idiota!!
pelea interna... quase.
ui credoo, que está acontecendo comigo, pirei de vez?? perdi o sentido???

e pensava: esse lugar existe por mim.
eu, ao percebê-lo, lhe crio e lhe recrio.
Altamira, si, altamira merece existir.

Ao mesmo tempo que me impactava com um tom de surpresa: sim, realmente estou aqui, esse lugar existe, e eu devo seguir meu caminho, distribuindo essa mágica que liberta os lugares do mundo dos sonhos...

pai.
era teu aniversário.
queria te ligar antes q todos, por isso no sábado saí atrás de comprar minutos, como dizem aqui. e nao achei....
no outro dia pela manha consegui falar contigo, mas as miles de coisas que queria dizer obviamente nao saiam, nem ali, nem aqui.

mas vou dizer com as fotos que estou colecionando desse lugar, que existe porque eu existo.
pelo menos me gusta jugar con eso.

na tarde saimos de lá, e numa tranqueira no meio da viagem, paramos tudo e nos divertimos gravando um mensagem para ti

http://www.youtube.com/watch?v=dj_dJdDu2bE

claro q nem esse nem nenhuma outra será capaz de dizer as miles coisas que tu já sabe que eu penso e sinto sobre ti.
pai querido, obrigada.
a mirada que tengo, seguramente es un regalo tuyo delante la vida.
te desejo toda a felicidade que tu fores capaz de administrar!!!
um beijo muy grande
y gracias por la vida!

Nenhum comentário: